sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lúcifer - perfil

Lúcifer (no hebraico: heilel ben-shachar), em grego na Septuagginta  heosphoros) representa a estrela matutina  (estrela da manhã), planeta vênus ou a estrela D'Alva. Mas, também foi o nome dado ao anjo da ordem dos Querubins, descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias atuais,  numa nova interpretação da palavra, equivocadamente o chamam de Diabo -  um ser caluniador, acusador, ou  Satã, cuja origem é Shai'tan, que significa simplesmente adversário. Lúcifer foi também um rei Assírio da Babilônia.

Na “Vulgata” da bíblia o substantivo  Lúcifer ocorre seis vezes na " versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa para “ESTRELA DA MANHÔ exemplo: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva (Lúcifer) surja em vossos corações" ( 2 Pedro 1:19). Nesse momento, Lúcifer é Cristo. Por esta razão, ocorre o nome Lúcifer entre os primeiros cristãos, por exemplo, São Lúcifer, o bispo de Sardenha. Já como rei da Babilônia, na tradução de Figueiredo verte 14:12: Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?"

Já em latim, Lúcifer , Lux fero, portador da Luz, no hebraico heilel ben-shahar, significa o que leva a luz', representando a estrela da manhã, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer. A designação descritiva de Isaías 14:4, 12, provém duma raiz que significa "brilhar" (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um "rei de Babilônia", não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther "Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico"

 Conceito da Igreja Católica
Segundo a Igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Mas certo dia, Deus lhe deu uma posição de grande destaque entre todos os seus auxiliares, e segundo versão da igreja, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus, pois era mais simpático e poderoso do que Deus.  
Então, teria o Arcanjo Miguel liderado  as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos seguidores; enquanto os anjos leais a Deus o teriam derrotado e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Senhor Lúcifer. Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças do Senhor  Lúcifer sem conseguir derrota-lo.
A aparência de Lúcifer pode, e deve variar, acredita-se que ele pode assumir a forma que bem desejar, pode passar-se por qualquer pessoa. A igreja e seitas evangélicas criaram um tipo físico para ele que fora copiado de várias entidades das mitologias e religiões de diferentes povos antigos, haja visa que o reino do Senhor Lúcifer recebeu influência do Tártaro da mitologia grega, morada de Hades, local para onde iam as almas dos mortos, cuja porta de entrada era guardada por Cérbero, o Cão de três cabeças; seus chifres eram de Pã , uma entidade grega protetora da natureza e outros. A partir da "baixa Idade Média", chamado de "Anjo Decaído" ganhou a hedionda aparência com a qual o conhecemos hoje:  asas de morcego, pés de bode, olhos de fogo, chifres enormes na cabeça, olhar aterrorizante, etc. (Imagem de Gustave Doré)
Senhor Lúcifer na Mídia
·         Na editora Marvel Comics: o Senhor Lúcifer na Marvel é usado de várias maneira, uma raça alienígena; identidade de um vilão da raça Quist (Uma raça de alienígenas do Universo Marvel ).
·         E o personagem príncipe das trevas  e possui uma aparência com 2 chifres longos. 
·         Já na animação Cinderela da Disney,  Lúcifer é o nome do gato
·         Na séria de anime Os Cavalerios do Zodíaco
·         No filme Os Guerreiros do Armagedon, o Senhor Lúcifer torna-se o vilão principal com seu exército.
·         Na série de tv americana "Supernatural" (ou Sobrenarural), Lúcifer aparece como vilão na quinta temporada. Sam Winchester é seu receptáculo.

3 comentários:

  1. Por falta deu entendimiento o povo
    Ta só caindo na
    unçãodoetercloroformio
    *mão na testa
    *assoprar no rosto
    *uso de pano
    Tem uns nem precisa nada disso se joga são empurrados imita possessões do mal e o pastor e ajudantes apoia
    Tem muitos padres adorando a ideia do repouso no espirito a moda pegou
    E não é que parece oleo ungido e o ventilador atras do padre 🤔

    ResponderExcluir
  2. Eles gosta de revelação na palavra dorme passa 8 horas ou mais no emprego
    Horas passeando assistindo algo ouvindo musicas mas é tão ruim ficar só 2 duas horas na Igreja tantos rituais isso eles gosta que fala em prosperidade,
    Eles chama de encosto e o encosto sobe até no altar das Igrejas pra falar chingar e o povo fala que unção que poder a moda ta chegando no mundo todo espere 🌏🌎🌍
    Eles nem persebe o pastor fala vai chegando pula pra ca e aos poucos fala eu quero o chrfe e pode rodar tem sono na Igreja na TV e internet quero ver dormir na realidade muitos nem dorme mais kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Lúcifer é o verdadeiro Deus,e o dia sua vingança contra o traíra do jeova está chegando.

    ResponderExcluir